Núcleo de Inclusão Social

A NOVA 4E-Entidade Especializada Em Pessoas Especiais é uma entidade filantrópica fundada em 23/08/1967 por um grupo de pais, que estavam preocupados em oferecer um atendimento de qualidade a seus filhos.

Em seu Núcleo de Apoio à Inclusão Social, no bairro da Mooca, são atendidas 120 pessoas com deficiência intelectual, ambos os sexos, a partir dos 07 anos de idade, com independência de locomoção, em condições de interagir e participar das atividades coletivas, sem comprometimento psiquiátrico.

O serviço do Nucleo de Inclusão Social  é dividido em 02 grupos por faixa etária, sendo eles: Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência II: de 7 a 14 anos e Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência III: a partir de 15 anos. 

Oficina de 07 a 14 anos

Tem como finalidade desenvolver ações socioeducativas que enfatizam capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas do usuário facilitando sua sociabilização e inclusão na rede regular de ensino.

Realiza-se por meio de conteúdos com predominância de atividades práticas e situações de experiência que possibilitam o desenvolvimento global, integrando conhecimentos úteis ao exercício da cidadania.

Oficina a partir dos 15 anos

As atividades são de jardinagem, horta, culinária, pintura, dança, teatro, artes, lazer, atividade prática e de vida diária, música, atividade física, informática e recreação. O enfoque não está no trabalho em si, mas, na busca da independência, autonomia e cidadania.

Vale ressaltar que as atividades não estão restritas a cada um dos grupos, mas se completam e a descrição tem o objetivo de destacar a predominância para cada grupo.

Os agrupamentos dos usuários devem garantir o maior desenvolvimento possível, assegurando que fatores sociais não interfiram no bem-estar dos usuários. Devem garantir também que os mesmos sejam tratados como membros de um grupo social, onde as diferenças sejam respeitadas para o seu pleno desenvolvimento, considerando a faixa etária.

MISSÃO

Oferecer aos usuários com Deficiência Intelectual as condições necessárias que favoreçam sua inclusão social, integração familiar, visando sua autonomia e cidadania.

VISÃO

O usuário com deficiência Intelectual é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e também cognitivas. Conhecer, valorizar e respeitar suas características e potencialidades é de suma importância para que ele desenvolva sua identidade e conquiste a autonomia.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Veja algumas formas de ajudar a NOVA 4E com a doação de recursos.