ATIVIDADES

OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS

As oficinas objetivam trabalhar progressivamente as noções de autoestima e autoconfiança. Tem como finalidade desenvolver ações que enfatizem as capacidades cognitivas, físicas, afetivas e éticas do usuário, facilitando sua sociabilização e inclusão na rede regular de ensino. Realiza-se por meio de conteúdos com predominância de atividades práticas e situações que possibilitam o desenvolvimento global, integrando conhecimentos ao exercício da cidadania.

Principais atividades: pintura, jardinagem, culinária, informática, dança, teatro, música, artes, lazer, atividade física e recreação. O enfoque não está no trabalho em si, mas na busca da independência, responsabilidade e inclusão social do usuário.

As oficinas são divididas em:

ARTESANAL / MANUAL ARTÍSTICA: Desenvolve a capacidade de criação e imaginação, aprimorando as técnicas e práticas artísticas manuais e artesanais, favorecendo a aquisição de novos repertórios.

EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA: Desenvolve as capacidades de expressão corporal através da dança e outras formas de manifestação, de modo que aprimore o esquema corporal, criatividade, autonomia, liberdade de expressão, sociabilização e desinibição;

MÚSICA: Promove o conhecimento de repertório musical de diferentes culturas, bem como estimula o gosto musical como possibilidade de desenvolver habilidades corporais.

ATIVIDADES FÍSICAS: Promove a interação social e a redução dos riscos associados a um estilo de vida sedentário nos usuários por meio da prática de atividades físicas e dos esportes.

 JOGOS E DINÂMICAS: Promove através de atividades lúdicas e interativas, a sociabilização, integração, cooperação, desenvoltura no contato interpessoal e respeito mútuo.

ATIVIDADE DA VIDA DIÁRIA (AVD): Desenvolve independência e autonomia.

ATIVIDADE DA VIDA PRÁTICA (AVP): Desenvolve independência e autonomia.

VERDE VIDA: Proporciona aos usuários conhecimentos teóricos e práticos sobre o meio ambiente, utilizando técnicas de tratos culturais do solo, plantio, horticultura, manutenção e colheita.

INCLUIR PARA INFORMAR: Promove a inclusão digital através do ensino de técnicas básicas de manuseio de computadores.

CULINÁRIA: Capacita e propicia a aprendizagem de necessidades básicas de culinária, desenvolvendo habilidades necessárias para a preparação de receitas simples.

TRILHANDO SEU CAMINHO: Prepara o usuário para o mercado de trabalho, capacitando e propiciando a aprendizagem, desenvolvimento de cidadania e habilidades  nos seus diferentes níveis cognitivos.

ALEGREMENTE: Auxilia no desenvolvimento cognitivo, emocional e social do usuário.

OFICINA DE PLURALIDADE CULTURAL E TEMAS TRANSVERSAIS: Cria parcerias e processos de integração entre a instituição e a comunidade.

FAMÍLIAS

PALESTRAS: Temas atuais e de interesse dos pais são apresentados por profissionais das mais diversas áreas.

CLUBE DE MÃES: espaço onde os pais participam de cursos oferecidos (corte-costura, crochê, pintura e artesanato), além do conhecimento adquirido auxilia em muitos casos na geração de renda familiar.

GRUPO VIDA (grupo de mães): Atividade realizada mensalmente com o objetivo de ampliar a visão de mundo, melhorar e qualificar os relacionamentos pessoais, interpessoais e sociais da família. O trabalho é desenvolvido pela equipe técnica do serviço e com a presença de palestrantes da comunidade.

BATE-PAPO COM OS PAIS: espaço para os pais dialogarem com a gestão e a equipe técnica, referente as atividades desenvolvidas na Instituição.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL E GRUPAL: Realizado a todos os pais que buscam recursos pessoais e comunitários, pontuando sempre os recursos disponíveis e acessíveis na rede socioassistencial.

VISITAS DOMICILIARES: realizada aos casos elegível pela equipe de trabalho com o objetivo de conhecer in loco a realidade do usuário para qualificar o trabalho desenvolvido.

INCLUSÃO DIGITAL: Trabalho com as famílias na área da informática como espaço de construção de conhecimento da leitura e escrita, bem como atividades culturais, utilizando os recursos do mundo globalizado na construção do conhecimento.

ATIVIDADES EXTERNAS: passeios em locais escolhidos pelo grupo, onde permanecem durante o dia inteiro (acompanhados de cuidadores) com atividades de lazer e recreação, proporcionando-lhes fortalecimento da autoestima, visando melhorar sua qualidade de vida.

FAÇA UMA DOAÇÃO

Veja algumas formas de ajudar a NOVA 4E com a doação de recursos.